18 de junho de 2011

IV Congresso de Comunicação Indígena recebe inscrições até 20 de julho

Tatiana Félix
Jornalista da Adital

Adital (www.adital.org.br)

A Comissão de Acompanhamento de comunicadores indígenas do México está convocando os/as profissionais da área para participarem da 4ª edição do Congresso Nacional de Comunicação Indígena, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto deste ano, em Náhuatl del Valle de Ajalpan, em Puebla. As pessoas interessadas em participar do evento devem se inscrever na página www.comunicacionindigena.mx, até o dia 20 de julho.

O objetivo do evento é fortalecer os processos organizativos da comunicação indígena em nível nacional e internacional, de forma a fazer valer os direitos do setor, ressaltando os interesses sociais, culturais e linguísticos dos povos indígenas. São esperados 350 participantes entre comunicadores indígenas ou não indígenas que acompanhem o processo de construção desta comunicação no país.

"É tempo de avançar ao quarto passo para a afirmação colaborativa de nossas vozes na tarefa comunicativa dos povos originários que unem seus esforços para alcançar uma comunicação comunitária capaz de fortalecer a identidade, a territorialidade, a visão de mundo e o pensamento indígena para a continuidade da vida e permanência de nossos povos", diz a convocatória do Congresso.

Durante o Congresso de Comunicação os participantes deverão elaborar novas estratégias para promover e estimular reformas legislativas que respeitem e ressaltem os direitos de comunicação dos povos indígenas. Além disso, eles pretendem avançar na articulação nacional dos profissionais do setor por meio de ações e projetos nacionais prioritários.

Com os resultados do Congresso, a Comissão de Acompanhamento também pretende elaborar uma proposta de Plano Nacional de Comunicação Indígena e programar a agenda para a II Cúpula Continental de Comunicação Indígena de Abya Yala.

A programação prevê o debate de temas como 'Política de comunicação indígena, características e compromissos', 'Estratégias e mecanismos de defesa e exercício dos direitos à comunicação e informação indígena', 'Estratégias para a articulação e fortalecimento do processo da comunicação indígena' e 'Compromissos, tarefas e recomendações para a II Cúpula Continental de Comunicação Indígena'.

Além disso, haverá ainda mostras de vídeos para estimular a reflexão e o debate sobre povos indígenas, apresentações e exposições culturais, e oficinas para diversos públicos e áreas, como criação radiofônica para crianças, comunicação e território, redação e gêneros jornalísticos, produção audiovisual, entre outros. Para participar das atividades do Congresso é necessário registra-se através do e-mail: 4cnci@comunicacionindigena.mx.

Mais informações, acesse: www.comunicacionindigena.mx

Link permanente:http://www.adital.com.br/?n=b2f8

Nenhum comentário:

Postar um comentário