19 de setembro de 2011

O Rio Colônia e os Pataxó Hã-Hã-Hãe na luta pela sobrevivência

Há muitos anos a comunidade Indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe da Aldeia Bahetá, localizada no município de Itajú do Colônia, no sul da Bahia, vem sofrendo com a falta de água potável para o consumo humano. A água do Rio Colônia é utilizada pela comunidade para beber, o que vem causando uma serie de doenças, é utilizada também para lavar roupas, para cozinhar e tomar banho. O Rio Colônia nasce na Serra de Ouricana no município de Itororó, passa por diversos municípios e fazendas se encontra com o Rio Salgado até formarem Rio Cachoeira, que corta o municpio de Itabuna que vai deságua no Oceano Atlântico em Ilhéus.
Neste percurso, principalmente nos municípios vários esgotos despejam seus dejetos sem nenhum tratamento, nas fazendas são os agrotóxicos que agridem o já combalido Rio, alem é claro do intenso desmatamento provocado as suas margens e na sua nascente.

A Comunidade Pataxó Hã-Hã-Hãe sempre sobreviveram da vida do Colônia, através da pesca, e do uso limpo de suas águas, lembram com saudade de quando o Rio era um gigante de águas caudalosas que “ninguém conseguia atravessá-lo a nado”.

Leia mais http://conselhodecidadania.blogspot.com/2011/09/o-rio-colonia-e-os-pataxo-ha-ha-hae-na.html

Um comentário:

  1. Nossa, como é triste ler esta reportagem da agua ! mas quero contribuir com minhas palavras sendo tambem indigina e participadora deste maravilhoso blog , onde podemos conhecer as dificuldades uns dos outros. Nos pankararus não sofremos com problemas de agua potavel , pois temos o rio são francisco que destribue agua para quase todo nordeste de pernambuco.Em tão com isso somos muito agradecido a Deus por esta benção que é o rio. Mas não desistam desta luta vcs vão conseguir, juntos vamos em contrar uma solução!vcs são um povo foste rais fincada na terra como Deus criou adão do pó da terra e tem aluz do mundo o filho de Deus jesus cristo confiem nele sempre . Aquele deu sua vida por vcs tambem tem agua da vida que leva para avida eterna e que nunca tera sede!...

    ResponderExcluir