9 de março de 2011

Deputado defende exploração em terras indígenas

Deputado defende exploração  em terras indígenas

A exploração mineral em Terras Indígenas no Amazonas entrou na pauta de discussões da Confederação Nacional da Indústria (CNI), , durante a 12ª Reunião Ordinária da Comissão Especial de Mineração, realizada em Brasília. Esse debate é o primeiro passo do setor mineral brasileiro para que seja aprovado, ainda este ano, pelo Congresso Nacional, o projeto de lei sobre mineração em Terras Indígenas.

O Amazonas foi representado no encontro pelo titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas, Bonifácio José Baniwa, o presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), deputado Sinésio Campos (PT), e o secretario de Geodiversidade e Recursos Hídricos da SDS, Daniel Nava.

Bonifácio disse que 30% do território do Amazonas é ocupado por terras indígenas. Segundo ele, a população indígena é formada por etnias envolvidas com as sociedades amazonenses, e muito tem formação em cursos de nível superior. “Garanto que há recursos humanos nas comunidades indígenas preparados para atuar no setor de mineração. O indígena de hoje, não é o mesmo da época do descobrimento do Brasil”, comentou.

Segundo o deputado Sinésio, o conhecimento sobre como trabalhar a exploração mineral em Terras Indígenas no Amazonas será buscado, primeiro, por meio de intercâmbio com o Canadá, a África do Sul e a Austrália. “O setor mineral, o Governo do Amazonas e a ALE-AM começará conhecendo os moldes da mineração praticada pelos indígenas no Canadá”, disse o deputado.

O primeiro passo se dará durante a realização de encontro internacional de mineração que será realizado, em Toronto, capital do Canadá, entre os dias 6 e 9 de março deste ano, o PDAC (Prospectors and Developers Association of Canada). Do ponto de vista econômico, a agenda de intercâmbio, visa criar mecanismo de capital de risco para o conhecimento geológico no Amazonas, a fim de gerar segurança dos investimentos privados.

Como presidente da Comissão de Geodiversidade e Mineração da ALE-AM, Sinésio Campos iniciou articulação com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), para trazer para Manaus, uma exposição internacional de mineração, para este ano, a fim de discutir todas as potências minerais da Amazônia e as políticas de governo do setor.

Para o deputado Sinésio Campos, a mineração representa a própria existência humana, “pois tudo que consumimos direta ou indiretamente depende da atividade mineral”.

http://www.portaldoholanda.com
02 de Março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário