28 de junho de 2013

I Seminário Estadual de Mulheres Indígena Kiriri

          Diante da exclusão das mulheres Kiriri e violências vivenciadas no contexto histórico e atualmente, vista apenas como reprodutoras para engrandecimento do povo Kiriri. Porém, sempre estiveram envolvidas em todas as atividades comunitárias, com grande participativa na produção do artesanato, da cerâmica, roças comunitárias, rituais, entre outros. Assim, como foram e são fundamental na preservação da cultura, da tradição, guardiãs de uma cultura milenar para o povo Kiriri, participação nas lutas, mas o devido reconhecimento nunca lhes foi dado, ainda sofrem problemas como a exclusão, a desigualdades comunitárias e sociais, resultando uma invisibilidade sociocultural e participativa. Isso tem contribuído para que as mesmas sintam-se incapaz de mudar o contexto, de serem protagonistas visíveis, acomodando-se em apenas ouvi e nunca falar, a não opinar, a não discutir, apenas aceitar.    
O Seminário proporcionará interação das Mulheres Kiriri de todas as comunidades, no intuito de discutir politica e direitos, relatos de experiências, assim como afirmação do ser mulher indígenas e fortalecimento das mulheres na comunidade, visando garanti acesso as políticas publicas.
Tem por objetivos; 
  •  Valorizar a participação das mulheres indígena nas comunidades promovendo espaço de discussão, participação e atuação, assim como as diversas representações sociais, cujo objetivo é conscientizar para auto-reconhecimento de sua autonomia perante o povo indígena Kiriri;
  •  Desenvolver políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres indígenas no âmbito das relações domestica e familiares no sentido de resguardá-los de toda forma de negligencia, descriminalização, exploração, violência, crueldade e opressão;

Entretanto, pretende mobilizar mulheres de todas as comunidades, assim como representação feminina Kiriri, incentivando a liberdade de expressão nos diversos espaços comunitários e sociais.  Programada oficinas, palestras, realização de tarefas em grupo troca de relatos e experiências.
Dias:
04 e 05 de Julho de 2013
                     Evento:                     
I Seminário Estadual de Mulheres Indígenas Kiriri - "Construindo uma política de inclusão participativa para Mulheres Indígenas Kiriri".
Onde:
Aldeia Mirandela, município de Banzaê - BA
Realização:
Associação das Mulheres Indígenas Kiriri (ASSMIK)
Apoio:
Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
Secretaria de Politica para as Mulheres - SPM/BA
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA),
Superintendência Agricultura Familiar (SUAF) da Secretaria de Agricultura

Coordenadora de Gestão dos Fundos (COGEF) da Secretaria do Meio Ambiente
Colaboração:
Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário