6 de agosto de 2012

O Curso de Formação Política para Lideranças Indígenas - Região Nordeste

O Curso de Formação Política para Lideranças Indígenas - Região Nordeste, realizado de 30 de julho a 04 de agosto de 2012 na Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Aplicadas e Educação em Rio Tinto, Campus IV Litoral Norte idealizado e executado pelo CINEP - Centro Indígena de Estudos e Pesquisas com parceria do Departamento de Antropologia - Universidade de Brasília, LACED-MN-UFRJ, Universidade Federal da Paraíba-UFPB e APOINME.

Alguns dos povos indígenas presentes foram Kiriri, Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe do estado BA; Aranã, Pataxó do estado de Minas Gerais; Tapeba e Jenipapo-Canidé do estado Ceara; Tupiniquim estado Espírito Santo; Potiguara e Tabajara estado da Paraíba, entre outro.



A abertura do evento dia 30 de Julho de 2012 foi realizado na Pousada do Índio- Aldeia Potiguara, durante a tarde com Gersem Baniwa (CINEP) Estevão, Kelly, Alexandra (UFPB), onde ressalta a importância do curso para lideranças, especificadamente a juventude, o compromisso dos mesmo nas comunidades e movimento indígena.

Dia 31 de Julho o curso foi procedido na Universidade - UFPB, com abertura do dia com oração.



A temática do dia foi: “Territórios, política de desenvolvimento e gestão ambiental” coordenado por Jeová Meireles (UFC), ressaltada pelo mesmo, posterior discutida em grupos de atividades. 

Orientação em grupo de atividade

Discussão em grupo de atividades

Durante a tarde na sala de multimídia realiza-se as apresentações dos grupos de discussão.





Logo em seguida palestra com Professor Jeovah Meireles com a mesma temática explanada durante a manha com palestra.
Dia 01 de agosto com a temática: “Analisando a conjuntura da Política Fundiária no Brasil e no Nordeste” coordenado por Marcondes Secundino – Fundaj, apresentado 
Durante a tarde foi realizado a palestra, ainda com a referida abordagem, posteriormente foi feito sorteio de livros, com temas voltado a pesquisas realizadas sobre os povos indígenas do Nordeste.

Dia 02 de agosto com a temática “A questão jurídica relacionada aos povos indígenas” Coordenado por Saulo Feitosa, discutido a questão de terras indígenasdescriminalização de lideranças, povos indígenas, mulheres indígenas, durante a tarde com a palestra sobre a temática.






Dia 03 de agosto em reunião da APOINME e UFPB com reflexão, desafios, possibilidades, diálogo, demandas, a Universidade e formação de lideranças indígenas. 

Seguida com a temática “Analise da política indiginista nacional” coordenados por João Pacheco de Oliveira e durante a tarde palestra com a mesma temática, seguida por discussão.


  Dia 04 de Agosto foi realizado a avaliação do curso, onde diversos ressaltaram a importância do curso, o aprendizagem e perspectiva para Etapa do curso Nacional a ser realizado de 09 a 12 de novembro em brasília, abordado ainda sobre a iniciativa do CINEP e parceiros, como a APOINME e UFPB. O momento também para elaboração e  encaminhamento do documento para da etapa do curso que será nacional.

Por: Edilene Batista Kiriri

Nenhum comentário:

Postar um comentário