6 de julho de 2011

Projeto Saude Bucal para indigena na Bahia

O referido projeto "DOENÇAS BUCAIS EM POVOS INDÍGENAS DA BAHIA: ESTUDO DA PREVALÊNCIA E MEDIDAS EDUCATIVO-PREVENTIVAS" , Responsável: Profa. Dra. Patricia Ramos Cury -Disciplina de Periodontia, Departamento de Clínica Odontológica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal da Bahia (UFBA). O presente projeto será financiado pelo CNPQ.

Resumo do Projeto:

Alguns povos foram historicamente excluídos do acesso aos cuidados básicos de saúde na Bahia, como é o caso dos povos indígenas. Muitas vezes, existem serviços de saúde próximos a essas comunidades, mas estendendo uma lógica hospitalar, medicamentosa e urbana a populações que exigem um modelo assistencial diferencial. Em consonância com a política de inclusão social do estado da Bahia, neste projeto objetivamos avaliar a prevalência de caries, doenças periodontais e outras lesões de tecidos moles bucais em indígenas da Bahia e realizar atividades educativo-preventivas para esta população. Após um estudo piloto o tamanho da amostra será estimado. Estudantes indígenas na Universidade Federal da Bahia, os indígenas estabelecidos na Reserva Thá-Fene, localizada em Lauro de Freitas, e o povo Kiriri localizado na porção norte da Bahia serão incluídos no estudo. O exame dos voluntários será realizado por estudantes de graduação e pós-graduação previamente calibrados. Para o exame periodontal, todos os dentes serão examinados quanto à profundidade de sondagem, recessão gengival, índice gengival e de placa. Para avaliação da prevalência de cáries, o índice CPO (dentes cariados, perdidos, obturados) será empregado. Todos os tecidos moles intra-bucais e lábios serão analisados quanto à presença de lesões. Após o estudo epidemiológico e com base nos resultados uma abordagem preventivo-educativa será delineada e desenvolvida junto aos grupos estudados.


O presente projeto de pesquisa será desenvolvido em consonância com os objetivos de prestação de assistência à saúde bucal dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Desta forma, envolverá uma avaliação epidemiológica, através da qual as diretrizes de assistência à saúde desta população poderão ser delineadas baseadas em evidências. Os serviços a estes grupos estudados poderão sofrer uma mudança progressiva, evoluindo de um modelo assistencial centrado na doença e baseado no atendimento a livre demanda, para um modelo de atenção integral à saúde, onde haja a incorporação progressiva de ações de promoção e de proteção, ao lado daquelas propriamente ditas de recuperação da saúde (Brasil, 2001). Dentre as ações de recuperação de saúde, a prevenção e o controle do câncer bucal, caries e doenças periodontais, através da priorização do diagnóstico precoce devem ser uma das estratégias dos programas de saúde bucal. Porém, a epidemiologia das doenças bucais nas populações indígenas brasileiras é pouco conhecida, o que justifica este estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário