Da assessoria
O Ministério da Cultura (MinC) lançou está semana os planos setoriais para as culturas populares e indígenas. Os planos fazem parte do Plano Nacional da Cultura do MinC.
O plano setorial para estes segmentos estabelece uma política que estimula a proteção e promoção das culturas indígenas, por meio de programas, entre outras ações, que permitam fomentar a transmissão de saberes. Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a população indígena brasileira é de 592.680 e está divida em 432 Municípios.
Os municípios que quiserem aderir ao Plano Nacional de Cultura devem elaborar seus programas de desenvolvimento e de descentralização de recursos. Para isso poderão contar com assistência do Ministério da Cultura.
O segmento popular incentiva o mapeamento das manifestações, cadeias produtivas das festas, fomento, além de incluir os mestres da tradição nos processos. Um dos destaques do plano e que este prevê a criação de conselhos de cultura em todos os municípios do país. Outras informações no site do MinC.
Fonte: Clipping da 6ª CCR do MPF
__._,_.___